Página inicial

Aumento benigno da próstata

Vaporização Prostática com GreenLight Laser

A próstata é um órgão característico do sexo masculino que faz parte do sistema reprodutor,  desempenhando um importante papel na produção de vários hormônios. Essa glândula pode acarretar várias doenças em homens acima de 40 anos, além do câncer de próstata e prostatites, é possível adquirir a hiperplastia prostática benigna mais conhecida como HPB. Essa doença se caracteriza pelo o aumento do tamanho da próstata que geralmente está relacionada com a idade, levando a problemas, tais como, dificuldade em urinar e estreitamento da uretra. Se o problema não for tratado de forma adequada podem surgir complicações futuras como infecções, retenção urinária e  disfunção renal.

Para os homens que apresentam esses sintomas ocasionados pela doença da hiperplasia prostática benigna - HPB ou aumento do tamanho da próstata, há uma solução, o tratamento inovador realizado por um aparelho a laser chamado GreenLight KTP. Essa tecnologia acaba de chegar ao Brasil , especialmente em Brasília, trazida por uma equipe de médicos  capacitados pela Universidade do Texas - Houston – EUA.
 O Greenlight   KTP laser é um procedimento de alta tecnologia para o tratamento de próstata.  A principal característica dessa técnica é a diminuição significativa  no sangramento que acontece habitualmente nos procedimentos convencionais para tratamento da próstata. Entre as vantagens que o método oferece , considera-se a penetração do laser na próstata que faz com que haja automaticamente o fechamento dos vasos sanguíneos, resultando em ausência de sangramento, o que traz segurança  os médicos urologistas e aos pacientes, estabelecendo uma melhor evolução pós – operatória.

O procedimento da cirurgia é rápido pela eficácia do laser, com tempo de internação bem reduzido, menor permanência no uso de sondas (em geral menos de 24 horas) e recuperação muito mais rápida. Não é necessária internação em unidade de terapia intensiva em função dos seus baixos índices de complicações , podendo ser ambulatorial e ainda utilizada em pacientes cardíacos, diabéticos e que fazem uso de medicações anticoagulantes.

O laser KTP foi desenvolvido nos EUA e já disponibilizou tratamento para mais de 400.000 pacientes no mundo,  caracterizando- se atualmente como uma alternativa eficaz para aplicação nas patologias da próstata. Maiores informações acesse: http://www.greenlighthps.com.br 
 
Visão da sala de cirurgia durante procedimento endoscópico para tratamento de aumento benigno da próstata com GreenLight laser.
Aumento Benigno da Próstata

Imagens endoscópicas demonstrando o uso do GreenLight laser. Note que não há qualquer sangramento intra-operatório.