Página inicial

Cálculo renal

Endoscopia Flexível com Holmium Laser 
 
Cálculo Renal:   

Cálculo renal, litíase urinária ou “pedra nos rins” é uma doença crônica que acomete cerca de 6% da população, sendo mais comum em homens e na faixa etária dos 20 aos 40 anos. Em geral, devido a baixa ingestão de líquidos, ocorre uma suoersaturação da urina com a formação de cálculos. Em Brasília, devido a clima quente e especialmente seco, este problema toma dimensões ainda maiores aumentando significativamente a incidência de cálculos em nossa população.

Opções de Tratamento:

No caso de cálculos “pequenos” localizados no rim, pode-se fazer acompanhamento clínico expectante, exceto quando há sintomas ou no caso de mulheres em idade gestacional. Para cálculos maiores (05 mm ou mais) associados  ou não a dor, sangramento, infecção e obstrução, poderá haver necessidade de tratamento específico.

Tratamento este que evoluiu muito nos últimos anos para técnicas com maior capacidade de resolução e menor agressão (terapia minimamente invasiva). De certo que, tratamentos comuns no passado como a cirurgia aberta  ou cirurgia percutânea são opções de tratamento em abandono ou em menor uso devido a riscos inerentes ao acesso, hemorragias / sangramento intra-operatório,  complicações relativas a ferida operatória (infecção, cicatriz não estética, dor local crônica).  Também muito popular no passado, a fragmentação por ondas de choque externa vem tendo seu uso descontinuado devido a riscos do  desenvolvimento de diabets mellitus  16.8%   ou hipertensão arterial 36.4%, o que se deve ao efeito mecânico direto  da onda de choque de fragmentação sobre o rim e o pâncreas (Journal of Urology, 2006; 175 (5) :  1742 – 7).

De fato que, estas técnicas estão cedendo espaço e lugar para terapias endourológicas minimamente invasivas, nas quais o cálculo é abordadopor meio da utilização de um aparelho delicado e preciso (ureterorrenoscópio flexível) que é introduzido pela uretra segue pelo ureter em direção ao rim, permitindo a visualização direta do cálculo e  sua fragmentação precisa com o laser de Holmium.

Raio-x mostrando o cálculo renal de 2.5 cm antes e depois da sua fragmentação com Holmium laser.
Observar que toda a massa de cálculo foi fragmentada.
Cálculo RenalCálculo Renal

Ureterorrenoscópico flexível demonstrando sua capacidade em fazer flexões de até 270 graus.
Cálculo RenalCálculo Renal












Gerador de laser de YAG Holmium 20 W.
Cálculo Renal

Procedimento endoscópico mostrando a fragmentação de um volumoso cálculo com laser.